13/10/2010

AS SURPREENDENTES ILUSTRAÇÕES EM ESTILO STEAMPUNK DE JAMES NG


Eu comprei uma jaqueta de uma marca brasileira numa loja de departamentos brasileira. Até aí tudo bem. Mas quase caí de costas quando descobri que, apesar da etiqueta em português, a jaqueta tinha sido fabricada na China. Lembrei do chaveiro de Nashville, Estados Unidos, presenteado por uma amiga que tinha acabado de visitar a cidade. O Made in China da lembrancinha em forma de banjo logo chamou minha atenção. O fato é que a Ásia é, atualmente, o maior polo manufatureiro do mundo. E é também um grande centro irradiador de cultura.
Claro que, em matéria de produção cultural, Japão, Coreia do Sul, Cingapura, Taiwan, Hong Kong e China, ainda estão a milhas de distância de Estados Unidos e Europa. A Europa foi o maior polo irradiador de cultura da história humana. Alguém tem duvida disso??? Mas, no que diz respeito à produção cultural, a Ásia anda surpreendendo. Tem aparecido ótimas novidades por lá, dos animês japoneses aos filmes de suspense filipinos e coreanos. Os chineses tem chamado a atenção no campo do design e das artes plásticas. A arte chinesa contemporânea está alcançando o mesmo status da arte produzida atualmente no Ocidente.
Eu babei com o site do artista de Hong Kong James Ng (pronuncia-se Ing). Além de ótimo ilustrador, Ng é super original. Ao mesmo tempo que remetem ao mundo dos quadrinhos, as ilustras/desenhos de Ng despertam o interesse pela forte influência oriental. A riqueza de detalhes é surpreendente. Mesmo se não fosse um ótimo artista, Ng mereceria elogios, pois ninguém tem imaginação e criatividade igual a sua.
Se você gosta de arte (e ilustração, de um modo geral), prepare-se para conter a baba.
Entre aqui e conheça James Ng.

Nenhum comentário:

Postar um comentário